SANTO ANTÓNIO MAIS PRÓXIMO

A Junta de Freguesia de Santo António vai desenvolver mais um projecto de âmbito social, designado “Santo António Mais Próximo” em parceria com a Casa do Voluntário.
Este projecto tem como objectivo principal combater o isolamento social da população idosa da freguesia de Santo António proporcionando-lhes uma série de actividades que vão desde acompanhamento ao Centro de Saúde, organização da medicação, auxilio nas compras semanais, conversar com o idoso e escutá-lo tentando assim responder aos seus anseios, proporcionar passeios incentivando-os a ter uma vida mais activa, entre outras.
“Santo António Mais Próximo” será desenvolvido em parceria com a Casa do Voluntário que apoiará no desenvolvimento de núcleos de voluntariado de proximidade através de uma rede de voluntários que preferencialmente vivam na freguesia de Santo António. A Junta de Freguesia será responsável pela sinalização e identificação dos idosos e em parceria com Casa do Voluntário procederá ao recrutamento/selecção e formação dos voluntários. A formação irá decorrer nas instalações da Junta. Os interessados podem inscrever-se na Junta de Freguesia de Santo António ou na Casa do Voluntário.
A Junta de Freguesia de Santo António, consciente que o envelhecimento da população é também uma realidade nesta freguesia, procura com este projecto melhorar a qualidade de vida dos seus idosos. Pretende assim contribuir para a estabilidade emocional e segurança desta população, reconhecendo a importância da Pessoa Idosa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Porque as questões sociais são uma das principais preocupações políticas deste Executivo, a freguesia e a sua população vêem assim nascer mais um projecto social para melhorar a qualidade de vida, em particular dos nossos idosos e respectivas famílias. Vamos todos juntos fazer de “Santo António mais Próximo” - uma freguesia mais próxima daqueles que mais precisam.