Artigos

PASSEIO CULTURAL E RECREATIVO 2019

ALTO TÂMEGA E BARROSO
ALTO TÂMEGA E BARROSO

PASSEIO CULTURAL E RECREATIVO 2019
A Junta de Freguesia de Santo António está a organizar um passeio recreativo e Cultural ao norte de Portugal “ALTO TÂMEGA E BARROSO”, com visitas a Viseu, Cortegaça, Válega, Vila Pouca de Aguiar (Onde vamos pernoitar as 5 noites), Pitões de Júnias, Boticas, Chaves, Valpaços, Mirandela, Lamego, Favaios, Pinhão, Tarouca, Vila Real, e Cruzeiro Peso da Régua – Rio Douro.
Para mais informações basta contatar os serviços da Junta em horário de expediente ou pelo telefone 291 704 400.

PROGRAMA

Passeio Recreativo e Cultural - 2019
ALTO TÂMEGA E BARROSO
Viseu, Cortegaça, Válega, Vila Pouca de Aguiar, Pitões de Júnias, Boticas, Chaves, Valpaços, Mirandela, Lamego, Favaios, Pinhão, Tarouca, Vila Real, Cruzeiros Peso da Régua – Douro.

21 De Junho – Funchal / Porto / Cortegaça / Válega / Viseu / Vila Pouca de Aguiar
Transporte para o aeroporto da Madeira. Partida em avião com destino ao Porto. Chegada ao aeroporto do Porto, início da viagem em direção a Cortegaça, onde iremos visitar a Igreja de Santa Marinha, conhecida pela sua fachada repleta de azulejos azuis e brancos. Continuamos para Válega, localidade com uma das mais bonitas igrejas do país, a Igreja Paroquial, verdadeira obra-prima da azulejaria portuguesa, com a sua fachada de azulejos colorida e rica talha dourada. Depois, breve visita ao museu etnográfico, seguindo para Viseu. Almoço em percurso. De tarde, passeio a pé no centro histórico da cidade, onde iremos conhecer a famosa Catedral dos Nós (Viseu). Seguimos para Trás-os-Montes, até Vila Pouca de Aguiar. Visita ao Castelo Roqueiro de Pena de Aguiar e ao Espaço Vila dos Pequeninos, com reproduções em miniatura da arquitetura e monumentos locais. Jantar e alojamento no hotel.

22 Junho – Vila Pouca de Aguiar / Pitões da Júnias / Vila Pouca de Aguiar
Pequeno-almoço no hotel. Partida para Vilar de Perdizes, onde anualmente se realiza o Congresso de Medicina Popular do Padre Fontes e continuação para Montalegre. Visita ao centro histórico com destaque para o seu castelo vigilante e ao Ecomuseu do Barroso. As construções em pedra e a beleza natural do lugar deram início nos anos 90, ao turismo ecológico na região. Segue-se a visita à torre do boi em Travassos e chegada à pitoresca aldeia de Pitões das Júnias, capital do turismo Barrosão. A sua origem confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, entre os séculos IX e XI. As localizações no extremo norte de Portugal, com um clima frio no Inverno, tornam-na na mais antiga e inóspita aldeia de Portugal, conservando o seu característico aspecto medieval. Almoço. De tarde, partida por Covelães para a aldeia de Paredes do Rio. Visita pedonal na aldeia, com o seu moinho, conjunto composto por fontanário, bebedouro e lavadouro, o forno do povo, o pisão do burel e a igreja com torre sineira característica do Barroso e ainda o relógio de sol. Panorâmica da margem Norte da albufeira da barragem de Alto Cávado, Penedones e Barracão para regresso a Vila Pouca de Aguiar. Jantar e alojamento.

23 Junho – Vila Pouca de Aguiar / Boticas / Chaves / Vila Pouca de Aguiar
Pequeno-almoço. Partida por Ribeira de Pena e visita à curiosa Ponte de Pênsil de Santo Aleixo, incluída nos percursos Camilianos e suportada por cabos sobre o rio Tâmega, para trânsito pedonal entre as duas margens. Continuação pelo miradouro de Serrãos para Boticas, com paragem junto ao repositório do ‘Vinho dos Mortos’ e visita ao Guerreiro Galaico, antes de chegar a Carreira da Lebre. Almoço regional com prova de “Vinho dos Mortos”. Continuação para Chaves, cidade famosa pelas águas termais. Visita ao centro antigo com o Castelo, as termas e a ponte romana. Regresso por Vidago, onde iremos conhecer as Termas do Vidago, obra recente do arquiteto “Siza Vieira”, o qual renovou o famoso hotel termal. Jantar e alojamento no hotel, em Vila Pouca de Aguiar.

24 Junho – Vila Pouca de Aguiar / Valpaços / Mirandela / Lamego / Vila Pouca de Aguiar
Pequeno-almoço e partida por Carrazedo de Montenegro com paragem para visita à imponente igreja matriz e chegada a Valpaços. Visita à Casa do Vinho, museu interactivo dedicado à cultura da vinha e do vinho. Depois, seguiremos até Mirandela. Almoço e passeio a pé no centro histórico da cidade das alheiras, com destaque para a Ponte Medieval, a Porta de Santo António, o antigo Paço dos Távoras, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação e o Museu da Oliveira e do Azeite. Continuação até Lamego, para visita do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Regresso a Vila Pouca de Aguiar. Jantar e alojamento no hotel.

25 Junho – Vila Pouca de Aguiar / Favaios / Pinhão / Tarouca / Vila Pouca de Aguiar
Pequeno-almoço no Hotel e saída para Favaios, região produtora do famoso “moscatel”. Oportunidade de conhecer o processo de fabrico do moscatel, numa visita à Adega Cooperativa de Favaios e ao Núcleo Museológico do Pão e do Vinho, tendo oportunidade de provar dois vinhos moscatel. Depois, passagem pela pequena localidade de Pinhão, onde apreciaremos os azulejos da antiga estação de comboios, testemunhos de um passado vitivinícola com muita tradição, já que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Seguimos pelas magníficas paisagens das vinhas em socalco, entrando depois, no domínio dos vinhos espumantes, na região de Tarouca. Esta foi a primeira região demarcada de espumantes em Portugal, não faltando uma visita ao Museu do Espumante, na Casa do Paço de D’Alvares. Almoço em percurso. Ainda no Vale do Varosa, local escolhido pelos Monges de Cister, para aí construírem alguns dos mais belos exemplares da arte cisterciense, moldando a região à sua imagem, visita do primeiro Mosteiro da Ordem de Cister em Portugal. No interior, entre outras preciosidades, poderemos admirar um dos melhores exemplares da história da pintura portuguesa na representação de S. Pedro. Regresso ao Hotel. Jantar e alojamento.

26 Junho – Vila Pouca de Aguiar / Cruzeiro no Douro – Peso da Régua / Porto / Funchal
Pequeno-almoço no hotel e partida para Vila Real. Breve panorâmica e paragem no centro da cidade, podendo conhecer a Sé Catedral, antigo Convento de S. Domingos. Continuação para Peso da Régua, centro da Região Demarcada, actualmente classificada como Património da Humanidade. Embarque e partida de Cruzeiro no rio Douro, com destino ao Porto. Serviço de Almoço a bordo. Ao longo da descida, poderá admirar a singular paisagem demarcada do Douro vinhateiro, considerado Património Natural da Humanidade. As encostas salpicadas pelo casario dos pequenos centros urbanos (Caldas de Moledo, Caldas de Aregos, Pala, Entre-os-Rios, Melres, Foz do Sousa e Avintes); as passagens nas eclusas das barragens do Carrapatelo e Crestuma/Lever, ou a paisagem do Porto e Vila Nova de Gaia, serão inesquecíveis. Chegada ao Porto e desembarque. Transporte para o aeroporto do Porto para embarque em avião com destino ao Funchal. Chegada ao aeroporto Internacional da Madeira, assistência nas formalidades de desembarque e transporte para o local de partida.

in

Sem comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
  • Each email address will be obfuscated in a human readable fashion or (if JavaScript is enabled) replaced with a spamproof clickable link.

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.