Censos 2011

Portugal conta connosco. Nós contamos consigo.

Na maior operação estatística do país contamos consigo. Nos Censos o seu papel é o mais importante.

Os Censos realizam-se de 10 em 10 anos e são uma fonte única de dados de extrema utilidade para o país. A sua participação é fundamental para o êxito desta operação do Instituto Nacional de Estatística.

Os resultados dos Censos são importantes para os órgãos do poder nacional e local, empresas públicas e privadas, investigadores e estudantes, entre outros.

NINGUÉM PODE FICAR DE FORA

Os Censos servem para que o país possa decidir com base em informação isenta e rigorosa.

• Qual o número de escolas, creches, lares de idosos que são necessários?
  • Quais as zonas que necessitam de melhores vias de acesso e de hospitais?
  • Como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais?

Os censos vão dar-nos as respostas.

PARTICIPAR NOS CENSOS É TÃO FÁCIL

Para além da resposta aos questionários em papel, o INE aposta na inovação com o e-Censos, que permite responder comodamente pela internet, de uma forma fácil, rápida e segura.

O recenseador do INE vai entregar-lhe os questionários em papel e um envelope fechado com os seus códigos de acesso seguro. Aceda a www.censos2011.ine.pt e responda via web.

OS CENSOS 2011 EM ACÇÃO Colabore com o recenseador. Responda com verdade.

07 a 20 de Março – Distribuição dos questionários

Os recenseadores do INE irão entregar na sua residência os questionários em papel e um envelope fechado com os seus códigos de acesso seguro ao e-Censos.

21 a 27 de Março – Responda pela Internet

Responda com toda a comodidade e segurança pela internet. Aceda a www.censos2011.ine.pt e responda sempre com referência ao dia 21 de Março.

Por exemplo: se nasceu uma criança no dia 22, então não constará nos Censos de 2011, pois não era nascida a 21 de Março.

A Junta de Freguesia de Santo António têm um espaço com ligação à internet e onde poderá preencher o seu e-Censos

28 de Março a 10 de Abril – Resposta pela internet e início da recolha dos questionários em papel

Nesta fase ainda pode responder pela internet e também pode fazê-lo em papel. Neste caso, aguarde pela visita do recenseador que irá recolher os questionários preenchidos.

11 a 24 de Abril – Últimos dias para responder aos questionários em papel

Agora só poderá responder aos Censos 2011 preenchendo os questionários em papel, que deverá entregar ao recenseador quando este passar pela sua residência.

A partir de 24 de Abril se não tiver sido contactado ligue para a linha de apoio 800 22 20 11 (chamada gratuita) ou dirija-se à sua Freguesia.

Se eu precisar de ajuda para preencher o meu Alojamento a Junta de Freguesia tem meios para efectuar esse preenchimento?

A Junta Freguesia dispõe de um espaço destinado aos Censos 2011. Aqui poderá preencher os seus questionários com a ajuda de um recenseador, quer seja em papel ou pela Internet.

Já tenho 74 anos ainda posso responder por e-censos? Posso dirigir-me á Junta de Freguesia Fazer isso?

A idade não tem qualquer influência sobre o método de preenchimento dos Censos. Deste modo, poderá efectuar o preenchimento na sua residência, com ajuda de um recenseador ou familiar, ou na Junta de Freguesia de Santo António após o dia 21 de Março. De qualquer modo deverá aguardar a entrega na sua residências dos questionários e código e-censos.

Boa tarde, a minha pregunta é a seguinte: porque tanta preguntas confidencias?.Se por acaso não preencher um quadro já é motivo de multa.
Sinceramente será que as pessoas podem confiar que existe sigilo absoluto.

Como poderá ler na página de perguntas frequentes do INE: É obrigatório responder aos Censos 2011?SIM! Todos os inquéritos do INE são de resposta obrigatória (Lei nº22/2008, de 13 de Maio). Como é que garantem a confidencialidade das minhas respostas ? Ao abrigo da Lei todas as respostas individuais são confidenciais, não podendo o INE divulgá-las individualmente nem utilizá-las para outros fins que não os estatísticos. Os seus dados individuais nunca serão facultados a outros organismos da administração pública ou entidades/empresas públicas ou privadas. Os recenseadores do INE, bem como todos os profissionais envolvidos neste projecto, estão obrigados por Lei ao dever de sigilo.

estou com problemas vivo com minha mulher e um filho em santo antonio ja respondi ao questionario pela internet e preciso mais algum questionario ou ja esta??alguem me diga se fax favor o mais breve possivel!

Boa tarde, após o envio pela Internet o processo está concluído. Obrigado pela sua colaboração!

Os restantes elementos do meu agregado responderam aos Censos pela Internet, quando eu estava ausente da ilha. Na incerteza de poder preencher em papel, depois de eles o terem feito pela internet, deixei (inadvertidamente) passar o prazo. Gostaria de saber se ainda posso regularizar a minha situação. A Junta de Freguesia ainda dispõe do serviço de apoio aos Censos?
Obrigado!

Boa tarde,
Pedimos que se desloque à sua junta de freguesia o mais breve possível de modo a resolver a sua situação.